Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
1 septembre 2005

Coimbra-Rua da Sofia VI- Do Pátio da Inquisição

hpim3938_copy

Coimbra-Rua da Sofia VI- Do Pátio da Inquisição ao “colégio do Cardeal”
Logo no início da rua, foram construídos dois colégios quinhentistas, em terrenos do Mosteiro de Santa Cruz: o Colégio de Todos os Santos e Colégio de São Miguel.

Cedo foram reformulados por D. João III para aí se instalar o Colégio das Artes. Em 1566 o Colégio das Artes muda-se para a Alta, e os seus edifícios passaram para a Inquisição, onde esteve até ser extinta em 1821. Todas as instalações e o típico Pátio da Inquisição, onde decorriam as atrocidades do Santo Ofício, foram magnificamente restaurados por João Mendes Ribeiro, Prémio Diogo Castilho (2003), para adaptação ao Centro de Artes Visuais; curiosamente a partir de uma obra com inicial participação de ...Diogo Castilho. 

Destaca-se a existência de parte de um claustro com colunata jónica, que tem no seu pátio uma obra contemporânea de Pedro Cabrito Reis, e que representou Portugal na 50º Bienal de Veneza em 2003, de seu nome de Longer Journey. A mesma peça foi distinguida com o Prémio de Arte Pública da Tabaqueira 2003.

À entrada do pátio, à direita, situavam-se os aposentos dos secretários, no topo ficavam os aposentos dos inquisidores, com um terraço avarandado de onde se alcança uma bela vista sobre a colina sagrada, tendo por baixo a casa do tormento; e onde agora se situa o Centro de Artes Visuais, um dos espaços mais importantes da imagem em Portugal, ficavam os cárceres. 

A sua função inicial relacionada com o ensino das Artes, foi novamente reactivada, quase 500 anos depois com o CAV.

A seguir encontramos o Colégio de São Bernardo ou do Espírito Santo, que pertencia obviamente à Ordem de Cister, e que foi fundado pelo Cardeal Dom Henrique em 1541, último rei da Dinastia de Aviz, e por isso era também conhecido pelo “Colégio do Cardeal”. Esta enorme construção está muito adulterada, mas ainda é perceptível a sua fachada primitiva. O lado do edifício junto à ladeira do Carmo foi transformado num palacete oitocentista. A zona habitacional organizava-se em torno de dois claustros, ainda hoje parcialmente preservados.

O claustro mais inacessível ao público, do lado da Igreja do Carmo, tem belos painéis de azulejos do século XVIII, encontrasse anexado a um infantário. 

Curioso é o claustro do lado da Inquisição, com um conjunto de moradias nele implantadas, abrindo para um pátio com uma estrutura em “ilha” com carácter magrebino. 

A igreja já não existe, mas de certeza que um trabalho arqueológico depurado se encontraria alguns achados. Na Cerca de São Bernardo, foi construído um bonito jardim escalonado, entre o Conservatório de Música e o novo Teatro da Escola da Noite à espera de ser inaugurado. 

Em frente ao Colégio do Carmo ficam os restos dos edifícios que constituíram o Colégio de São Boaventura dos franciscanos do Algarve. A igreja e parte residencial estão transformadas em lojas comerciais e habitações.

Publicité
Commentaires
Publicité