Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
8 décembre 2006

Fotografia de José Queiroz A propósito das Sete

1000imagens

Fotografia de José Queiroz

A propósito das Sete Maravilhas de Portugal

É inegável que a concepção do concurso tem o seu valor ao por os portugueses a pensarem no valioso património que têm. No entanto  tenho de discordar veementemente com a lista elaborada por deixar de fora locais magníficos.

-Como é que não foi colocado a concurso qualquer valor natural (onde se incluem  o Parque Nacional da Peneda Gerês, os Parques Naturais do Douro Internacional, Arrábida, Serra da Estrela, Ria Formosa, a floresta Laurissilva da Madeira, classificada como Património Mundial da Humanidade, a Serra do Buçaco, a costa Vicentina- a mais bela de toda a Europa...)?

- Assiste-se a um fenómeno de litorização sendo esquecido toda a Beira Interior e Trás os Montes (onde se encontram as aldeias históricas de Portugal, com destaque para Sortelha, Monsanto, Almeida, Linhares da Beira, Marialva e Cidadelhe )?

- Onde está o Parque Arqueológico do Vale do Côa ?

- Onde estão os centros históricos de Coimbra, Viana do Castelo,  Évora, Guimarães e Porto (estes três últimos declarados Património Mundial da Humanidade).

- Onde estão as citânias minhotas?

- Onde está o Cromeleque dos Almendras que em muitos aspectos rivaliza e é superior a Stonehenge?

- Onde está o santuário pagão de Panóias?

- Os miradouros de São Leonardo da Galafura (Régua), Alto do Colcorinho (Oliveira do Hospital),  miradouro do Cervo (Vila Nova da Cerveira, Cume de São Miguel (Olhão)... ?

- Onde se encontra o Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional Machado de Castro ou o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.

- Onde está a Igreja de Santa Cruz de Coimbra, verdadeiro berço cultural e político de Portugal?

- E já agora o que faz na lista o Castelo de Guimarães (*)?; poderia indicar-vos aqui caros leitores algumas dezenas de Castelos mais belos. Quando à sua importância para a formação de Portugal, é mais lenda e mito do que realidade histórica e quanto ao palácio ducal de Vila Viçosa estamos conversados... 

Sendo assim seria muito mais correcto se as pessoas pudessem escolher os locais notáveis que desejassem. Assim o concurso está deturpado.

Aqui  fica a minha lista dos locais mais belos de Portugal:

Mosteiro da Batalha (*****)

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (*****)

Convento de Cristo (*****)

Paisagem Cultural de Sintra (*****)

Centro Histórico de Coimbra (*****)

Centro Histórico do Porto (*****)

Centro Histórico de Évora (*****)

Floresta Laurissilva da Madeira (*****)

Alto Douro Vinhateiro (*****)

Parque Arqueológico do Vale do Côa (*****)

Museu Nacional de Arte Antiga (*****)

Parque Natural da Costa Vicentina (****)

Parque Natural da Serra da Estrela (****)

Parque Nacional Peneda Gerês (`****) 

Parque Natural da ria Formosa (****)

Parque Natural do Douro Internacional (****)

Parque Natural da Arrábida (*****)

Conjunto das Aldeias Históricas da Beira Inteiror (com destaque para Linhares da Beira, Sortelha, Monsanto, Marialva e fortaleza de Almeida).

Mosteiro de Alcobaça (****)

Centro Histórico de Guimarães (****)

Paisagem cultural da Ilha do Pico (*****)

Lagoa das Sete Cidades (Ilha de São Miguel-Açores) (****)

No  concurso irei votar em:

Mosteiro da Batalha (*****)

Convento de Cristo (Tomar) (*****)

Paços da Universidade de Coimbra (***)

Mosteiro de Alcobaça (****)

Mosteiro dos Jerónimos (*****)

Ruínas Romanas de Conímbriga (***)

Palácio da Pena (porque acrescento o seu magnífico parque envolvente) (****)

Vote aqui: http://www.7maravilhas.pt

Publicité
Commentaires
S
é de notar o conhecimento do nosso belo país ...concordo plenamente que a escolha dos monumentos para as 7 maravilhas da Portugal nao consegue demonstrar a verdadeira grandeza do nosso país...<br /> Parque Arqueológico do Vale do Côa?<br /> Cromeleque dos Almendras ?<br /> Parque Nacional Peneda Gerês ?<br /> e muitos mais referidos na tua lista..<br /> Mas nao pude de deixar de comentar a tua pergunta que demonstra falta de conhecimento e metodo historico!!!<br /> "...lenda e mito do que realidade histórica"<br /> relembro, ao caro e ilustre , que a estética e beleza nao são os únicos requisitos nesta votaçao, e que infelizmente,por ignorancia, a importancia historica dos monumentos seja deconhecida para a maioria das pessoas, o que faz desta votaçao , uma votaçao errónea das verdadeiras maravilhas de Portugal....<br /> O Castelo de Guimaraes representa muito mais que a importancia na formaçao de Portugal, representa a afirmaçao e costruçao de uma identidade local e reforça o sentimento de pertença. Tenho imensa pena que o fluir do tempo tenha apagado da nossa memória a herança encerrada nas praças e ruas, palacios e igejas,nas casas nas fotografias, e nao deixe o nosso imaginario recriar vidas e sonhos, amores e desamores,alegrias e tristezas, silencios e ruídos, imagens e cheiros....<br /> os meus comprimentos
O
http://origemdabeleza.blogspot.com/2006/12/as-7ete-maravilhas.html
Publicité