Portugal Notável

Valor Universal (*****) Muito Notável (***) Notável (*)

26-09-06

quinta_da_barca_fotografia_de_luis_s_

VIII- Parque Arqueológico de Foz Côa (*****)- Falar de novo em Cidadelhe

“Porque Provins?”

“Nunca esteve em Provins? Lugar mágico, ainda hoje o sentimos, vá lá. Lugar mágico, ainda todo perfumado de segredos.”

O autor do post pede licença ao Professor Umberto Eco, para utilizar a sua frase retirada do Pêndulo de Focault e pede aos prezados leitores que substitua Provins por Cidadelhe. Este vosso servo idolatra este local associado a lendas, mitos e de beleza invulgar (ver entradas anteriores).

Já era relativamente tarde, mas não poderíamos deixar de visitar o “Castelo dos Mouros” e o “Poio do Gato”; mas uma habitante local avisou-nos, venham de lá antes de anoitecer, senão aparece a Dama que é capaz…o meu irmão quase tão céptico como eu, hesitou. São decerto reminiscências de algum culto a uma divindade pagã disse-lhe eu, e lá fomos, não tinha medo …O Génio ainda estava alto e não deslumbramos nenhuma ninfa; que a existir seria uma alseíde!

Uso este fraseado para informar que é urgente a preservação e a recuperação de Cidadelhe, e que uma das maneiras mais eficazes será através de existência de um centro de recepção e interpretação para visita às pinturas e gravuras rupestres da Faia, classificadas pela UNESCO e pertencentes à área de jurisdição do PAVC e fundi-lo com o novo centro de recepção turística (parabéns à edilidade de Pinhel). As entidades competentes devem planear e executar com inteligência a salvaguarda da aldeia mais enigmática de Portugal e também uma das mais belas do País. Para quando a classificação da “Aldeia de Baixo” e do “Castelo de Mouros”, pelo IPPAR?

Algumas boas notícias:

- Está para breve a abertura do concurso para a construção do Museu do PAVC.

- Inserção de Cidadelhe na rota aldeias do Côa e que será terá alguma verbas para se renovar.

- Está prevista a abertura ao público de um quarto núcleo do PAVC, ainda neste ano – o da Quinta do Fariseu.

Existem alguns sinais de esperança para a região onde se encontra o mais extraordinário museu pré-histórico da Humanidade e que em redor tem um património notável. O Concelho de Vila Nova de Foz Côa, e segundo as minhas contas, é um dos mais belos do País, sob o ponto de vista da qualidade e quantidade de locais notáveis e merece a nossa visita.

Posté par Castela à 06:54 - Vila Nova de Foz Côa - Commentaires [0] - Permalien [#]

Commentaires

Poster un commentaire