Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
26 mars 2006

Mosteiro de Santa Maria de Aguiar (Figueira de

dsc01830

Mosteiro de Santa Maria de Aguiar (Figueira de Castelo Rodrigo (MN) (*)

No início o mosteiro terá sido beneditino e posteriormente pertenceu à ordem de Cister. Os monges desta Ordem foram aqui instalados pela grande fecundidade dos terrenos em redor; amigos como são da vida espiritual, da sabedoria mas também da actividade agrícola.

Este convento pertenceu ao bispado de Ciudad Rodrigo, tendo passado para a filiação do mosteiro cisterciense de São João de Tarouca aquando da integração das terras de Riba-Côa no território português. Foi sem dúvida o centro principal do desenvolvimento agrícola, cultural e religioso da região. Foi bastante devastado quer nas invasões francesas quer na época das invasões liberais, tendo o cenóbio encerrado em 1840.

O edifico actual é ainda de uma grande pureza arquitectural, construído nos estilos de transição do românico para o gótico. O seu interior é espaçoso, mas despido e frio, sem ornamentos de distracção (à excepção do retábulo barroco). No século XVI foram realizadas algumas intervenções das quais ficaram marcas como é o caso da porta manuelina que liga o transepto à sacristia.

No século XVIII foi construído o monumental retábulo barroco. e colocado as armas cistercienses e do escudo na hospedaria. Esta foi transformada, durante as invasões Francesas em hospital militar pelas tropas inglesas e hoje constitui uma unidade turismo luxuosa. Deverá ter albergado os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.

A sacristia tem um pequeno museu arqueológico onde podemos ver a Santa Maria de Aguiar, a tal da Batalha das Salgadelas.

Nele viveu e morreu em 1617 o cronista mor do reino Frei Bernardo de Brito.

O claustro já não existe, mas ainda permanecem as celas e a casa do capítulo, este de grande beleza. O viajante versado em templarismo, não pode deixar de admirar as lápides funerárias destes misteriosos cavaleiros, expostas na casa do capítulo, e interrogar-se acerca da sua origem.

Viriam do cemitério de Mata de Lobos, apenas a meia dúzia de quilómetros do Mosteiro, onde existe a Capela de Santa Marinha (IIP), que foi pertença da ordem de Cristo, herdeira da Ordem dos Templários? Segundo a tradição existiria aqui um mosteiro templário. Na capela de Santa Marinha a cachorrada é bastante interessante e apelativa aos prazeres do corpo.

O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar é um dos monumentos mais importantes desta região.

Publicité
Commentaires
Publicité