Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
26 mars 2006

Batalha das Salgadelas (Castelo Rodrigo) Durava a

dsc02064

Batalha das Salgadelas (Castelo Rodrigo)

Durava a Guerra da Restauração havia 24 anos quando Castelo Rodrigo teve oportunidade para compensar e limpar o deslustre que injustamente sofria desde 1580 pela infâmia de seu filho e governador - Cristóvão de Moura.

Entre incursões fronteiriças, escaramuças e saques mais ou menos importantes em que a guerra então se alongava, o duque de Ossuna cercou Castelo Rodrigo com 5000 homens e 95 peças de artilharia em Julho de 1664. Defendiam o castelo escassos 150 homens a bater-se como feras, mas incapazes de sustentar o assédio por muitos dias.

O general da Província, o aventureiro Pedro Jacques de Magalhães, estripado em algumas partes do corpo pelas muitas campanhas bélicas em que participou, conduzia a luta raiana a partir de Almeida e, ao saber do ataque logo marchou com cerca de 3000 soldados.

A Batalha das Salgadelas decorreu a sete de Julho de 1644. Quando chegaram à sorrelfa, deu ordens secretas para os de Castelo Rodrigo investirem com os seus 150 homens (??) sobre os inimigos. O duque de Ossuna achou prudente retirarem-se para a Salgadela (Mata dos Lobos) onde foram atacados de supresa por Pedro de Magalhães desbaratando os sitiantes. Ossuna e Dom João da Austria, que viera auxilia-lo – dizem que se vestiram cobardemente de frades no Mosteiro de Aguiar e fugiram para Espanha com os restos da infantaria. Foram feitos muitos cativos e tomou-se a artilharia espanhola. O número de invasores perecidos ultrapassou o milhar.

Salgadela é o nome dado ao campo da batalha, à vista das muralhas de Castelo Rodrigo e situa-se a 2 km de Mata de Lobos. Aqui foi erguida, logo a seguir à batalha, a Cruz de Pedro Jacques, em memorial do sucedido. Está classificada como Monumento Nacional. Os portugueses cépticos em relação à nossa independência, deveriam conhecer este local e virem aqui a sete de Julho.

Associada a esta vitória, reza a lenda que durante a batalha, os soldados espanhóis viram a imagem de Nossa Senhora entre os portugueses animando-os na luta e parando num açafate as balas disparadas pelo exercito inimigo, provocando o pânico entre as hostes invasoras e dando alento aos nossos heróis. Um facto é real: os frades do Mosteiro acompanharam Pedro Jacques com a imagem da Santa invocando a sua protecção. Esta lenda é semelhante à da Batalha de Campo de Ourique. 

Estranha Santa esta, que na Batalha de Castelo Rodrigo, serviu para aniquilar as gentes Espanholas, tão ou mais fervorosamente cristãs do que as Portuguesas! Quem a quiser conhecer, deve dirigir-se ao Convento de Santa Maria de Aguiar.

Publicité
Commentaires
Publicité