Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
25 février 2006

Notas avulsas sobre o concelho de Pinhel

dsc00537

Notas avulsas sobre o concelho de Pinhel

Recomendações

- Requalificar a Praça Central de Pinhel de acordo com o plano dos  arquitectos João Marujo e João Ramos, acrescentando uma estátua da rainha Catarina de Bragança (Regente e rainha de Inglaterra) e/ou de João Pinto Ribeiro (o “João das Regras” da restauração de 1640)   

- Requalificar o centro histórico de Pinhel, elaborando um Plano de Pormenor e criar uma Sociedade de Reabilitação Urbana que, recorrendo a todos os recursos financeiros e programas optimizem o próximo Quadro Comunitário de Apoio (2007-2013) (Pólis, Aldeias Históricas, Agenda 21 Local, URBCOM, MODCOM, PRAUD, PROQUAL ....)

- Requalificar o Solar dos Távoras em Souropires.

- Requalificar o parque urbano da Trincheira (Pinhel).

- Inventariar, estudar e defender: o Bogalhal-velho, a Aldeia (Azêvo) e Cidadelhe (inclui o Castelo dos Mouros); e ainda a Quinta de Santo Antão, as Minas da Senhora das Fontes (Santa Eufémia), a Ponte Pedrinha (Pereiro), a Senhora da Torre (pinhel) e o Castelo (Prados) em Freixedas.

- Estudar, recuperar e musealizar os frescos na igreja de Alagoa (Argomil).   

  - Criar um Centro de Acolhimento, para os turistas terem acesso às gravuras e pinturas rupestres da Faia e ao Castelo dos Mouros (Cidadelhe).

- Criar percursos pedestres naturais e arqueológicos, certificando-os na Federação Portuguesa de Campismo aproveitando a Ribeira das Cabras e o Vale do Côa.

- Estudar o Complexo hidrogeológico fluoretado da Sinchela-Abelhão e ainda as águas sulfurosas de Ribapinhel ( Ribeira das Cabras).

-  Continuar a estudar a vila Romana da Quinta do Prado Galego.

- Classificar, as aldeias de Cidadelhe, Bogalhal-Velho e Aldeia (Azêvo) e ainda os sítios arqueológicos de Castelo dos Mouros, Castelo dos Prados (Freixeda), Senhora das Fontes (Santa Eufémia), Senhora da Torre (Pinhel) e a Ponte Velha do Côa. O Centro Histórico de Pinhel e Cidadelhe também poderão ser classificados como Aldeias Históricas.

- Contratarem biólogos especializados, com ligação ao Ensino Superior, para revitalizarem as áreas classificadas da Rede Natura 2000 (vales da ribeira das Cabras e do rio Côa).

- Construírem-se novas unidades de alojamento e recepção turística.

- Em parceria com os municípios vizinhos, constituir uma loja de venda de produtos locais e divulgação turística, nas grandes cidades portuguesas e espanholas (Lisboa, Porto, Madrid...).

- Utilizar todos os meios disponíveis (televisão revistas, feiras...) para divulgar Pinhel. 

O que eu gosto em Pinhel

- Do seu brasão (Pinhel, Cidade Falcão)

- Gosto da Tapioca, Papas de Milho (que aprendi a fazer) e ainda dos almoços diários do Restaurante Skylab e na cantina na Escola Secundária.

- Da sua bonita paisagem, principalmente nos vales do Côa, Ribeira das cabras e da paisagem granítica em Gamelas (na Estrada Nacional 324).

- Da sua história.

- Dos locais notáveis referidos

- E o melhor de Pinhel? os pinhelelenses, claro!

As gentes de Pinhel - laboriosas, tranquilas, simpáticas, humildes e desprendidas – vão ser capazes de criar um centro histórico de excepção e então observarão os visitantes a fruir os seus monumentos e a conhecer  valores milenares que fazem de nós uma pátria singular.

Do que eu não gosto

- Do desmazelo e abandono, a que está votado o seu património histórico.

- Da resignação e falta de espírito combativo das suas “gentes”.

- Da falta de uma piscina.

- Dos maus acessos para os concelhos vizinhos (exepto para Almeida).

- Do encerramento da fábrica Rhodes, que colocará Pinhel numa situação dramática.

Publicité
Commentaires
B
Meu saudoso pai nasceu na dita vila dos prados que pertence a esta parcela chamada pinhel.<br /> Quando eu era menino ele falava muito sobre ruinas de castelos mouros e de pedras encantadas.
A
Exm.ºs Senhores:<br /> <br /> Já há muitos anos que não vou a Pinhel, embora tenha nascido e passei a minha adolesêcencia nessas terras saudosas da Beira.<br /> <br /> De certo modo fiquei admirado com o progresso que por aí reina.<br /> <br /> Assim também gostaria de felicitar os Senhores Arquitetos que estão trabalhando na nova reconstrução da Praça Principal a que. teve a felicíssima ideia de lembrar do saudoso Dr. João as regras que se destínguiu, ao lado de de Don Nun'Alvareds Pereira nas ortes de Coimbra, 255 anos antes da revolução de 1640 onde se notabilizou o nosso conterrâneo João Pinto Ribeiro.<br /> E, já que se trata de Pinhel, só uma Pergunta: Porque não se lembrar do corajoso e intrépido herói que foi o General Farinha Beirão???<br /> <br /> Ai! do filho que não ama a sua Mãe. Mas também ai de Terra que não repeita a memória dos seus filhos ilustres...<br /> <br /> Não sei se a presente chegará ao vosso conhecimento, mas se não conseguir encia-la por aqui, envia-le-hei pelo clássico correio.<br /> <br /> António Joaquim<br /> <br /> Av. São Luís, 1010<br /> 01046-913 São Pulo. S.P.<br /> BRASIL
P
Carlos, sou o Pedro de Educação Física.<br /> Escrevo, para te dar os parabéns pela "tua" página e para louvar a tua partilha de conhecimentos... uma vez que o teu saber histótico cultural deve ser imaginável.<br /> <br /> Abç.
Publicité