Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
19 novembre 2005

Misericórdia de Coimbra / Colégio Novo / Colégio da Sapiência / Colégio de Santo Agostinho

untitled___4

Coimbra-Centro Histórico de Coimbra (****)- Misericórdia de Coimbra/Colégio Novo / Colégio da Sapiência / Colégio de Santo Agostinho

Este é um dos locais em Coimbra, mais ignorado turisticamente, mas onde eu viajo frequentemente. E relembro nele amiúde a história pungente do meu bisavô recolhido no colégio dos órfãos.

É um imponente edifício, com uma grandiosa fachada voltada para o Mondego e para a parte baixa da cidade. Em ambos os lados erguem-se grandes frontões triangulares, ladeados por altas pirâmides e servindo de moldura à estátua austera de Santo Agostinho.

A sua construção foi iniciada em 1593, pelo cónegos regrantes do Mosteiro de Santa Cruz, destinado a instalarem nele os colegiais de artes e ciências, desta importante ordem religiosa. Após a extinção das ordens religiosas em 1834 foi sucessivamente: tribunal judicial, recolhimento dos órfãos, abandonado em 1967 após violento incêndio e é actualmente ocupado pela Misericórdia de Coimbra e pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra.

A entrada para a igreja e para os dois claustros, faz-se por um portal neoclássico com os escudos dos reinos de Portugal e do Brasil. Ao lado da fachada, toda ela plena de sobriedade, ergue-se a Torre dos sinos, idêntica à da Torre da Universidade de Coimbra.

A Igreja é um bonito templo estilisticamente fora do âmbito da arquitectura coimbrã típica. É constituída por uma só nave, precedida de amplo coro alto.

Destaca-se ainda no vasto conjunto, o museu da Misericórdia, aberto em 2000, e que exibe o seu valioso espólio e onde se destacam 5 óptimas telas maneiristas de André Gonçalves. Deste vasto conjunto destaco dois pontos notáveis:

- o belo panorama da torre-mirante (*),

- o claustro renascentista (*).

Publicité
Commentaires
S
Fui interno no colégio dos órfãos de 1960 a 1965. Nessa altura existiam numa cave por baixo dos cláustros, com entrada perto do portão de ferro, grande quantidade de armas (espingardas) da 1ª(?) guerra mundial e espadas em bronze que eram maiores que eu (com 8 anos), além de muitos outros valores. Depois do incêndio, apareceram notícias várias, mas sobre estes produtos nada se falou, porquê?<br /> <br /> Será que algum dos responsáveis da altura saberá dizer algo sobre este assunto?
V
Tambem fui aluno neste colegio.Depois do incendio fiquei mais 1 ano.Estive entre 1963-4 e 1968.Era o numero 7.Lembro uma paixao intensa por uma menina sardenta.Penso que era do norte.Paixao nascida em Mira.As habituais ferias de verao eram passadas em Buarcos e nesse ano fizemos um passeio a Mira em conjunto com as meninas.Apesar da pouca idade,nunca esqueci essa rapariga.Nunca me foi permitido falar com ela.De qualquer forma,o padre Elidio foi uma grande ajuda.Se aparecer alguem desse tempo.Meu contacto.vitorantunes2005@hotmail.com
O
Também entrei neste "Colégio Novo" Minha entrada foi para Colégio novo .Escrevia mensalmente a mãe e a morada era sempre a mesma Colégio novo.Tenho comigo os Santinhos que nos dávam no fim de ano e lá está escrito Colégio novo. Não tenho complexos,sou uma orfã rolante,não percebo porque sempre me fizeram crer que estava no colégio novo..Sou de Vila real e entrei c/ uma boa cunha mas não era motivo para não saber que estava no colégio dos orfãos...Pensei sempre que o nome pertencia á parte masculina...é ridiculo mas verdade...Um nome ou outro é igual mas foi assim que entrei para este colégio 1957/64. Entrei para seguir a vida religiosa.Desisti porque achei já na altura com muita convicção que se pode servir a Deus em qualquer parte do mundo fazendo o percurso cujas bases os responsáveis dete colégio nos transmitiam e que não se diferenciavam em nada com os valores de meus pais...Continuo Cristã e passei a mensagem aos meus filhos...No meu convivio dou preferencia aos póbres EM ESPIRITO Com quem me dou muito bém....os póbres de espirito são muitos e não sei para onde caminha este planeta dado por Deus, lindo e que os pobres de espirito insistem em destruir...Saudades muitas deste colégio Novo ou dos órfãos onde fui muito feliz. Hoje estou mais feliz encontrei o Berço.Sejam feizes também mas não esqueçam os valores.Xau
M
ola, eu não fui aluna no colégio, mas sou filha de uma ex. funcionária, que trabalhou lá entre 1993 e 2001, e gostava de saber o que é feito de alguns alunos. se alguem souber de alguma coisa que me enviem informaçoes para o email: monica_nikitah@hotmail.com<br /> muito obrigada e boa noite
J
Boa noite<br /> Eu tambem fui aluno do Colégio dos Órfãos, entre 1960 e 1967, e gostaria de reencontrar antigos colegas, pelo que sugiro que se faça um convívio.
Publicité