Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
19 septembre 2005

Considerações sobre o Património de Aguiar da Beira

hpim5410_copy

Largo dos Monumentos, pejado de automóveis; onde está a magnífica fonte?

Tenho de referir dois aspectos positivos e três negativos com que me deparei na visita a Aguiar da Beira.

Positivos:

1-O esforço que está a ser feito para por em funcionamento as termas da Cavaca. 

As termas prometem, uma vez que são sulfúreas alcalinas, com uma temperatura de emergência de 29ºC. A captação actual é um furo com 96m de profundidade, com um caudal de exploração de 6 l/s(72007l/h). São recomendadas para, doenças de fígado, intestinos, pele, reumatismo e doenças do aparelho respiratório.

2- O segundo aspecto positivo prende-se com a requalificação, que está ser feita em torno dos restos do Castelo.

Negativos:

1-É perfeitamente inqualificável para o turismo, que o notável troço medieval do Largo dos Monumentos (*), esteja transformado num parque de estacionamento; quando a menos de 50 metros, abundam locais para o fazer. É urgente fechar-se o espaço ao transito, ou então pelo menos evitar que os automóveis aí estacionem. As medidas mais eficazes, por vezes têm preços irrisórios.

2-É inadmissível que a maior anta da região, esteja completamente degradada, com os esteios e a tampa do chapéu, derrubados pelo chão, colocados num montículo irreal. Seria interessante comparar o que tem sido feito nos conselhos vizinhos de Gouveia e Fornos de Algodres, em que o património arqueológico tem sido valorizado. Acrescento ainda que esta anta, tem gravuras solares e serpentiformes, e que estão em risco de se perderem.

3-A ponte Romana sobre o rio Coja, encontra-se acessível por um estradão apenas por 4x 4. É necessário uma requalificação envolvente à ponte .

Publicité
Commentaires
Publicité