Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
29 août 2005

Coimbra-Rua da Sofia III- Claustro do Colégio de

                                          hpim4732_copy1

Coimbra-Rua da Sofia III- Claustro do Colégio de São Tomás(*)

Chegados a Rua da Sofia, deveríamos atravessar sob o Arco de Santa Margarida, que realçava o carácter monumental da rua, no entanto este foi demolido não resistindo ao afã destruidor dos homens.

Se algum dia se pedonalizar a rua, o arco poderia ser reposto; ou então ser colocado, mesmo ao lado da sua anterior localização, à entrada do parque urbano, que poderia ser construído naquele enorme espaço degradado, nas traseiras da Avenida Fernão Magalhães.

O Palácio da Justiça resultou de um profundo ajustamento dos colégios de São Tomás, que pertencia à ordem dominicana, e cuja construção se iniciou por volta de 1566. Quando da abolição das ordens religiosas, o colégio foi adquirido pelo conde de Ameal, proeminente coleccionador de obras de arte, para o transformar em residência e museu. Apenas evitou a destruição do claustro (*) onde acrescentou adornos neo-renascentistas. Afinal tudo acabou em leilão e o valioso recheio do museu foi disperso.

Veio depois a adaptação a Palácio da Justiça, que lhe deu o aspecto imponente que hoje tem.

Os portões de ferro forjado da entrada, bem como os lustres e candeeiros do interior, são belos exemplares da serralharia artística de Coimbra do início do século XX.

O notável claustro (*), é semelhante aos dos restantes colégios desta rua e foi iniciado em 1555 sob a orientação de Diogo Castilho, e está abrilhantado com um pequeno, mas aprazível jardim. As arcadas do piso inferior assentam sobre capitéis jónicos, enquanto a arquitrave do andar superior repousa sobre colunas dóricas. Está embelezado nos dois pisos, por bons painéis de azulejo historiados da autoria de Jorge Colaço.

Pertencia à fachada do colégio de São Tomás, um formoso portal da renascença que está implantado no museu Machado de Castro virado para o Largo de São Salvador.

Em frente situa-se o antigo colégio de São Pedro fundado em 1540 para clérigos pobres, e em 1585 foi entregue aos frades calçados da Terceira Ordem Regular de São Francisco. A igreja, construída a partir de 1621, é de uma só nave com capelas nos flancos e contém alguns pormenores de valor estético Este colégio também contem um claustro muito sóbrio com cinco arcas de ala.

Publicité
Commentaires
A
Sou autor de um trabalho sobre um conjunto notável de painéis de Jorge Colaço. Gostava de conhecer os do Colégio de S. Tomás
T
gostaria de poder ver os paineis de azulejos do pintor jorge colaço que se adivinham neste claustro. estarão identificados e fotografados?
Publicité