Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Portugal Notável
28 août 2005

Coimbra(****) a alma e o coração desta nação Ao

hpim4891_copy2

Coimbra(****) a alma e o coração desta nação

Ao percorrermos o dédalo labiríntico das ruas da “Alta e da “Baixa” , sentimos um alvoroço inexcedível com a beleza desta cidade.
A sua monumentalidade rivaliza com a cidade de Évora ou mesmo com a do Porto, e no seu auge foi comparada à Florença dos Medecci.
Coimbra foi muito destruída pelos seus filhos; como foi (é) possível isto acontecer? Que falta de respeito pela alma e coração de Portugal!
Mesmo assim, apesar da incúria, da maldade e prepotência dos homens, ainda é irresistível, na sua ambiência universitária e frutica, na grandiosidade dos seus monumentos, ou na singeleza dos seus recantos. Moribunda, é ainda um presente adormecido para quem nela habita ou visita.
Em relação a Portugal: tem misteriosas ruínas romanas, a mais notável românica, o maior estaleiro medieval da Europa, o mais significativo conjunto de edifícios da renascença, o barroco erudito mais resplandecente, o segundo museu Nacional mais valioso, foi a sua capital medieva, é a mais rica terra de santos e lendas, foi um dos maiores centros intelectuais de Portugal até meados do século XX e tem ainda, surpreendentemente, uma das mais notáveis matas urbanas da Europa...
Coimbra com o seu passado e monumentalidade, será no futuro Património Mundial da Humanidade.

Publicité
Commentaires
Publicité